Terminei o meu filme. E agora?

Não foram poucas as vezes que eu vi pessoas dando todo o seu sangue para produzirem seus filmes, com poucos recursos. Juntamos todos os recursos possíveis e imaginários, todo o suor em função de um sonho a ser realizado. Montamos equipe, conseguimos equipamento, escrevemos 10 tratamentos do roteiro, preparamos o elenco, no caso de ficção, ou aprofundamos a pesquisa, no caso de documentário, e chegamos aos dias do set de gravação com a energia lá em cima, afinal o set é o lugar mais incrível do mundo, e todos que trabalhamos com isso sabemos disso.

Mas aí, em uma das fases do projeto audiovisual mais importantes, o planejamento começa a falhar em muitas produções. Já começa, na verdade, dentro do set, ao não dar a devida importância ao logger, aquela pessoa que vai organizar os arquivos de forma mais interessante para ele chegar até o editor. Passado o set, não está muito claro quem é o editor, quem vai cuidar do color grading e quem vai cuidar da edição e mixagem do som. Sim, é verdade, produção independente é complicado, não tem recurso e a gente tem que tirar muitas vezes do bolso, sim… Mas, se você planeja tudo perfeitamente na pré-produção e na produção, e na pós-produção deixa a “peteca” cair, o filme que você tinha na cabeça pode virar um pesadelo.

Um outro grupo de produtores até planeja bem a pós-produção, mas esquece da quinta e última etapa de toda produção audiovisual… Desenvolvimento do projeto, pré-produção, produção, pós-produção e… Lançamento! Apesar de ser a última etapa, não se deve deixar para pensar o lançamento do seu produto audiovisual apenas no fim da pós-produção. Você começa a pensar isso lá no desenvolvimento! Quais serão suas estratégias para o lançamento do seu produto? Seja um vídeo, seja um filme, seja uma série… O resultado de tanto esforço seu precisa ser visto! Tudo precisa ser pensado, desde as estratégias de mídias sociais até o pipoqueiro daquela sessão de estréia que você programou e convidou os influenciadores.

Depois disso, no caso dos filmes: Vai inscrever nos festivais? Você já separou os festivais que você acha que tem tudo a ver com o seu filme? Ou vai sair enviando para todos? Você preparou as cópias em diversos tamanhos? Seu cartaz está pronto? Seu release? Fotos?

Vale toda a estratégia, e ser criativo, até aqui. Só não vale guardar o filme na gaveta.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *