Estudar audiovisual no Brasil – Um guia em construção

Apesar de viver uma imensa crise no setor desde o início do governo Bolsonaro, é inegável que a carreira na produção audiovisual é uma das mais promissoras no momento. Mais e mais pessoas tem procurado estudar, com o sonho de trabalhar no setor. Uma coisa é preciso avisar, desde o início: Se você acha que tem um tapete vermelho te esperando, está enganado. Tem muito suor e muita luta pela frente, isso sim. Vale lembrar que essa matéria estará em constante atualização, conforme formos descobrindo novas ações de ensino de audiovisual, vamos atualizando por aqui. Quem tiver alguma dica nesse sentido, pode enviar um e-mail para site@filminbrasil.com
Em tempo: Não fazemos distinção aqui do tipos de cursos, sejam eles livres, escolas de artes ou cursos superiores, a ideia é fazer um mapeamento do ensino do audiovisual no Brasil!

 

Acre (AC)

Alagoas (AL)

Amapá (AP)

Amazonas (AM)

Bahia (BA)

– Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB)
Possui bacharelado em Cinema e Audiovisual com Ênfase em Documentário
Informações: https://ufrb.edu.br/portal/index.php?option=com_chronoforms5&chronoform=ver-graduacao&id=14

Ceará (CE)

Distrito Federal (DF)

– Universidade de Brasília
Curso Superior em Audiovisual
Informações: http://fac.unb.br/audiovisual/

– Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)
O curso de graduação em Cinema e Mídias digitais oferece laboratórios exclusivos, estúdios, ilhas de edição com equipamentos de ponte e uma infraestrutura que oferece todo o aparato necessário para a formação. Além disso, tem ainda uma mini sala de cinema e um centro de mídia que possui modernos equipamentos digitais para a produção de curtas-metragens.
Informações: https://www.iesb.br/graduacao/curso/cinema-e-midias-digitais

Espírito Santo (ES)

Goiás (GO)

Maranhão (MA)

Mato Grosso (MT)

Mato Grosso do Sul (MS)

Minas Gerais (MG)

– Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
A UFMG possui graduação em Cinema de Animação e Artes Digitais que é constituído por disciplinas de conhecimentos básicos desses dois campos e por grade de disciplinas optativas de cada área. As aulas práticas são ministradas em caráter intensivo, possibilitando maior imersão do estudante nas disciplinas.
Informações: https://ufmg.br/cursos/graduacao/2386/90193

Pará (PA)

Paraíba (PB)

 

Paraná (PR)

– Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR)
Oferece aos alunos as mais variadas formas de experimentação do fazer cinematográfico e audiovisual, formas pautadas na liberdade de expressão, na responsabilidade profissional e ética, pela consciência do papel do Cinema e do Audiovisual no processo sócio-político do país e pela busca de qualificação que habilite o exercício profissional.
Informações: http://fap.curitiba2.unespar.edu.br/assuntos/graduacao/bacharelado-em-cinema-e-audiovisual

Pernambuco (PE)

– Centro Universitário AESO-Barros Melo (UNIAESO)
O Bacharelado de Cinema e Audiovisual da instituição visa fomentar o mercado de produção cinematográfica e formar um profissional competente e reflexivo. O curso reúne técnica e análise sobre o mundo do cinema, através de disciplinas que englobam prática e contexto histórico, social, cultural e artístico. Em sua primeira avaliação pelo Ministério da Educação, o Bacharelado em Cinema e Audiovisual da Barros Melo recebeu nota máxima.
Informações: http://www.barrosmelo.edu.br/curso/cinema-e-audiovisual

Piauí (PI)

Rio de Janeiro (RJ)

– Academina Internacional de Cinema (AIC)
A AIC-RJ oferece cursos que cobrem as diversas etapas da criação e produção audiovisual. Localizada num casarão histórico em Botafogo restaurado e adaptado para abrigar a escola de cinema, conta com uma infraestrutura que inclui um estúdio profissional, ilhas de edição e salas de aula com telão, projetores e equipamentos som. Além dos cursos de cinema, diversas palestras aulas especiais e exibições de filmes ao longo de todo o ano. Confira abaixo a lista completa de cursos oferecidos na unidade do Rio de Janeiro.
Informações: www.aicinema.com.br

– Escola de Cinema Darcy Ribeiro
O Instituto Brasileiro do Audiovisual – IBAV é uma instituição sem fins lucrativos, criada em 1998 com o objetivo de promover a educação e a cultura através da formação profissional, do ensino e da pesquisa, visando o desenvolvimento e o fortalecimento do setor audiovisual no País.

Em 2002, a Escola de Cinema Darcy Ribeiro introduz novos parâmetros ao ensino audiovisual através da abertura dos cursos regulares de Direção, Roteiro, Montagem e, posteriormente, Produção Audiovisual. Para garantir a excelência do ensino, a Escola passa a contar, como princípio, com um corpo docente formado por professores atuantes, profissionais de diversas gerações que constituem o que há de melhor na produção audiovisual do país.

Informações: http://www.escoladarcyribeiro.org.br/

– Espaço Nandi
Escola de teatro fundada em 2014 no Rio de janeiro pela renomada atriz Ittala Nandi. O Espaço Nandi Formação de Atores oferece curso de teatro profissionalizante com DRT de ator em 18 meses e cursos livres de teatro, TV, cinema e dublagem, para todos que buscam aperfeiçoamento.
Informações: www.espaconandi.com.br

– Escola de Atores CCPAC
Diversos cursos profissionalizantes, autorizados pelo Ministério da Educação, dentro de um único colégio, nos seguimentos de Arte Dramática, Produção Audiovisual, Moda e Dança.
Informações: https://www.ccpac.com.br/

– Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu
A Escola Livre de Cinema de Nova Iguaçu é a primeira escola de audiovisual da Baixada Fluminense e funciona desde julho de 2006. Sua metodologia articula três conceitos – o corpo, a palavra e o território como elementos de expressão da imagem e do som através de ações artísticas dentro e fora da sala de aula. Seu conteúdo pedagógico aponta para o domínio das técnicas e para o encorajamento estético, no sentido de estimular a criação e a produção audiovisual. Este cenário de ações e de representatividade para o pensamento da educação por meio do Audiovisual é proveniente de um histórico de vivências, de estratégias, de catação, e de experimentação no território.
Informações: http://escolalivredecinemani.com.br/

– Nu Espaço
O Nu Espaço, Curso Profissionalizante de Atores do RJ, tem como principal meta a formação de atores profissionais. Isto significa que fatores como a disciplina, o rigor, a concentração, a ousadia e o risco criativo, são condições preponderantes para a realização deste trabalho. Através de métodos que exploram o auto-conhecimento, além da formação técnica promovemos o amadurecimento da psique e da criticidade.
Informações: http://nuespaco.com/

– Cinema Nosso
O Cinema Nosso é uma instituição sociocultural criada informalmente no ano de 2000 – então sob o nome Nós do Cinema –, a partir do processo de seleção de elenco para o filme “Cidade de Deus”, de Fernando Meirelles e Kátia Lund. Hoje, em um casarão na Lapa, são oferecidos diversos cursos de curta, média e longa duração na área do audiovisual.
Informações: http://www.cinemanosso.org.br/site/

– Universidade Federal Fluminense (UFF)

Com mais de 40 anos, já passaram pelo curso de Cinema e Audiovisual da UFF importantes profissionais que hoje constroem a história do cinema brasileiro. O curso de graduação possui duas titulações, Bacharelado e Licenciatura, e a sua duração é de no mínimo 8 (oito) e no máximo 12 (doze) semestres letivos. Atualmente são oferecidas 72 vagas no horário manhã/tarde para o Bacharelado e 22 vagas no horário noturno para a Licenciatura.
Informações: http://iacs.sites.uff.br/departamento-de-cinema-e-video/

– Pontíficia Universidade Católica (PUC)
Graduação em Comunicação Social – Cinema.
Informações:https://www.puc-rio.br/ensinopesq/ccg/comunicacao_cinema.html

– Universidade Estácio de Sá (UNESA)
Oferece o curso de bacharelado em Cinema. O curso desenvolve nos alunos competências e habilidades para ele ser capaz de atuar em todas as fases de produção de uma obra audiovisual e na concepção e gestão de um produto. O aprendizado inclui vivência prática com aulas de fotografia, iluminação, edição e som. Há ainda dois estúdios e um laboratório bem equipados.
Informações: https://portal.estacio.br/graduacao/cinema-bacharelado

– Universidade Veiga de Almeida (UVA)
Oferece graduação tecnológica em Cinema e Audiovisual de 2 anos e meio de duração, que prepara o aluno para realidade atual da produção para o Audiovisual, abordando o uso de softwares consagrados como Adobe Premiere e After Effects. O curso tem forte ênfase prática, com muitas aulas acontecendo dentro do estúdio de Fotografia e Vídeo e dentro dos laboratórios de informática. O curso aborda também a produção de vídeos para web, principalmente para o YouTube.
Informações: https://www.uva.br/content/cinema-e-audiovisual/

– Instituto Infnet
A graduação em Cinema e Audiovisual capacita o aluno para pensar, agir, produzir e refletir como um cineasta, profissional capaz de aplicar a teoria e as metodologias do cinema e do audiovisual nas mais diferentes etapas do processo de produção, nos mais diferentes contextos.
Pode atuar como diretor, produtor, roteirista, cenógrafo, engenheiro de áudio e vídeo, diretor de arte, animador, entre outras funções. Aprende a realizar projetos de acordo com diferentes mídias e projetos, podendo atuar na própria indústria do cinema, em produções para TV, em animações e em outros tipos de produção.
Informações: https://lp.infnet.edu.br/graduacao-em-cinema-e-audiovisual

Rio Grande do Norte (RN)
Rio Grande do Sul (RS)
Rondônia (RO)
Roraima (RR)
Santa Catarina (SC)

– Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL)
Em 1998, o curso de Cinema e Vídeo foi implantado como habilitação do curso de Comunicação Social. Com o novo projeto pedagógico, em 2006, deixou de ser uma habilitação e assumiu a denominação de curso de Cinema e Realização Audiovisual, tendo sua primeira turma formada em 2009.
Informações: http://www.unisul.br/presencial/graduacao/cinema-e-audiovisual-pedra-branca/

São Paulo (SP)

– UNICAMP
Graduação em Comunicação Social – Midialogia.

O curso se dedica a uma formação centrada em três eixos estruturados na formação humanística e de pesquisa acadêmica, nos saberes instrumentais e no desenvolvimento de projetos. Este profissional poderá atuar nas áreas da fotografia, do cinema, da televisão e do vídeo e das mídias digitais. A formação profissional é voltada para competências na realização e na circulação do produto audiovisual, em práticas e processos das tecnologias da informação e da comunicação e na pesquisa acadêmica. O egresso também pode também desenvolver uma carreira no âmbito da produção cultural e no trabalho de crítica.
Informações: https://www.iar.unicamp.br/graduacao/cursos/graduacao-em-midialogia/

– FAAP
No curso de Cinema da FAAP a ênfase está no “fazer e pensar cinema”. Como realização de equipe, o cinema envolve uma série de funções, como: direção do filme e de atores, cenografia, direção de arte, fotografia, animação, edição de imagem, som e pós-produção. O curso proporciona ao aluno condições para conhecer e desempenhar todas as atividades relacionadas à produção, desde o momento de escrever o roteiro até o lançamento do filme.
Informações: http://www.faap.br/faculdades/comunicacao/cinema.asp

– Universidade de São Paulo (USP)
Um dos mais antigos e respeitados cursos no país, oferece a Graduação em Audiovisual.
Informações: https://www5.usp.br/ensino/graduacao/cursos-oferecidos/audiovisual/

– Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR
O Curso de Bacharelado em Imagem e Som tem por objetivo formar o egresso com visão ética e humanística, que domine os conteúdos científicos da área e os aspectos sociais, culturais, econômicos, tecnológicos, gerenciais, organizativos e políticos do exercício profissional, com a finalidade de estar habilitado para atuar: Em áreas práticas como roteiro, direção, montagem, captação e edição de som, fotografia, animação; Na elaboração e realização de produtos audiovisuais variados (com diferentes gêneros e formatos, de acordo com as mídias de veiculação envolvidas); Na reflexão teórica e analítica (podendo ser voltada à pesquisa acadêmica em vários eixos como história, crítica, políticas de preservação, elementos estéticos, entre outros); Nos modos específicos de produção e circulação de produtos audiovisuais na sociedade e na cultura (produção, distribuição, exibição, organização de acervos, curadorias de mostras e oficinas, entre outros.
Informações: http://www.prograd.ufscar.br/cursos/cursos-oferecidos-1/imagem-e-som/imagem-e-som

– Universidade Anhembi Morumbi
Possui graduação em Cinema e Audiovisual, que tem ênfase na produção cinematográfica. O conteúdo é baseado na pesquisa e no debate humanístico, o que estimula a reflexão ao longo da história e a inter-relação do cinema com o universo das artes, especialmente fotografia, pintura e música.
Informações: https://portal.anhembi.br/graduacao/cursos/cinema-e-audiovisual/#sobre

– Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio (CEUNSP)
O curso de Cinema do Ceunsp propôe que desde o 1º semestre da graduação se participe da realização de filmes, videoclipes e documentários, inclusive em película cinematográfica. Possui equipamentos profissionais, além do estúdio de cinema com 200 metros quadrados e demais acessórios.
Informações: https://www.ceunsp.edu.br/graduacao/cinema/

Sergipe (SE)
Tocantins (TO)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *