A difícil tarefa de comprar uma câmera

Comprar equipamentos de produção audiovisual é sempre um desafio. São muitos fatores para se levar em consideração, então colocamos aqui alguns pontos para ajudar na decisão.

Preço

A pergunta que sempre ouvimos é “Qual câmera você me indica?”. A resposta mais sincera seria algo parecido com aquele antigo anúncio das Casas Bahia: “Quer pagar quanto?”. Sim, pois a resposta mais sincera é essa. Você deve comprar a melhor câmera que caiba dentro do seu orçamento, levando em consideração qual seu objetivo, seja “tirar fotos”, seja produzir um longa-metragem. E aí, claro, levando em consideração o preço do equipamento, mas nem isso é o único fator determinante, como você vai poder perceber abaixo.

Acessórios

Eu já vi muita gente se dando mal pela escolha errada na hora de comprar o equipamento, e para ser sincero, eu mesmo já caí nessa armadilha, por não ter estudado bastante antes da tomada de decisão. E um dos fatores que podem fazer com que a sua decisão tenha consequências amargas são os acessórios: Lentes, baterias, cartões de memória que a mesma utiliza… São muitas variáveis!

Lentes

Se você já tem outra câmera, um dos fatores de decisão pode ser em relação a aproveitar as lentes que você já possui, o que com certeza vai baratear o custo total do seu kit. Uma solução, se não for esse o caso, é comprar um adaptador para utilizar as lentes que já possuia, mas é preciso tomar muito cuidado com isso, pois a maioria desses equipamentos “cropa” a imagem, ou seja, explicando de forma simples, diminui o seu enquadramento. Mas um adaptador de boa qualidade pode ser também uma boa solução.

Outros acessórios

Outra variável importantes podem ser o tipo de cartão de memória que a câmera utiliza. Algumas câmeras mais novas, como a BlackMagic Pocket 4k e 6k, por exemplo, para gravar em alta resolução precisam ter um SSD externo, o que pode fazer com que o seu investimento precise ser maior. Baterias também são um diferencial nesse sentido, no que diz respeito a duração da mesma. No fim, é um grande cálculo de relação custo x benefício de cada modelo possível.

O mais importante, não esquecer…

O que não podemos esquecer jamais, ou dar menos importância, é o objetivo da nossa compra: Para que vamos utilizar o equipamento: Esse deve ser o fator de maior importância dentro da complexa matemática de custo x benefício que apresentamos nessa matéria. Você vai usar mais para fotografar? Para gravar? Entrevistas? Ficção?

E no fim, a resposta é a mais óbvia é… Compre o melhor equipamento que seu dinheiro pode comprar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *